quarta-feira, 29 de maio de 2013

Meio ambiente e trânsito tudo haver

Bom caro leitores, o que tem haver o meio ambiente com o trânsito? A resposta é muito simples para esse questionamento, podemos resumir tudo. Incrível que pareça um dos nossos meios de transporte mais apreciados pelo ser humano é um dos maiores vilões relacionado a poluição, só o fato de ligar o veículo já estamos poluído o nosso abitar natural de sobrevivência.
Por isso devemos usar os veículos automotores com inteligência, evitando disperdicios e deslocamentos sem necessidade, para que assim possamos trazer uma melhor qualidade de vida. Sobre isso temos umas dicas que podemos contribuir nesse feito.

- Gasolina Aditivada: É uma boa alternativa para os veículos, pois ela tem um pacote de aditivos "detergentes/dispersante", que mantem limpo todo o sistema de alimentação, tanque, bicos injetores e válvulas de admissão ( deixa limpo, por onde passa o combustível) e além de diminuir a emissão de gases. No Rio Grande do Sul ela tem o valor superior comparada com a gasolina comum, mas esse valor compensa na hora da mecânica e sem contar países como a Suécia que é só permitido rodar com gasolina aditivada.

- Pneus: Incrível que pareça os pneus bem calibrados dos veículos, reduz o consumo de combustível e o desgaste prematuro dos pneus, pelo menos uma vez por semana vale a ida no posto de gasolina para dar uma calibrada e sempre seguindo as informações do fabricante que consta no manual ou alguns carros tem dicas sobre calibragem, na tampa que da acesso ao reservatório do combustível, um pneu mal calibrado aumenta o consumo em até 10%.

- Óleo: Tem muita gente principalmente donos de motocicleta que tem o costume de trocar o óleo da moto em casa, por ser uma mecânica super simples e fácil de fazer, mas uma pergunta depois dessa troca acaba acontecendo, o que fazer com esse óleo? Então vou dar duas soluções, a mais adequada seria você levar esse óleo a um posto de gasolina para que eles coloquem para reciclagem, empresas com um grande volume de trocas, precisa reciclar e material então muitos postos aceitam sem problema nenhum. Uma outra solução então mais caseira, seria a utilização do óleo como anti- cupim em casas de madeira, principalmente pelo lado externo por exemplo: quando a água da chuva, fazendo com que a madeira não absorva tanta água aumentando a vida útil da madeira.

-Velocidade: Aparentemente quando realizamos uma viagem, só pensamos em aproveitar o passeio, curtir os amigos e a família, mesmo nesse momento de lazer podemos cuidar do meio ambiente, a velocidade mais reduzida evita o esforço desnecessário do motor e além disso reduz o consumo, adote um ritmo confortável sem exagero, que além de trazer um beneficio a ao meio ambiente e ao seu bolso também.

São dicas que valem a pena ser seguidas, para que tenhamos um meio ambienta mais equilibrado que é essencial a nossa qualidade de vida, além de pensar nas gerações futuras e trazer uma economia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário